Instituto Tamanduá Synapse Cultural, Oscip
Sistemas Avançados de Catalogação, Pesquisa e Difusão Cultural pró-ativa via Internet

Projeto: Catalogação e Difusão da Produção Audiovisual de Autoria Brasileira

 

Por Pedro Butcher e Julio Worcman

CC – http://InstitutoTamandua.org.br

Alguns Direitos Reservados - Consultar

 

Itens a serem catalogados e disponibilizados na 1ª fase do projeto:
6.000 obras audiovisuais
15.000 profissionais ligados ao setor
300 trailers ou trechos de obras (três minutos) para exibição on-line
240 roteiros ou listas de diálogos completas
2.000 fotos e/ou cartazes
600 sinopses em inglês
300 críticas em inglês
200 críticas publicadas em periódicos estrangeiros.

1.  O Problema Atual

Enquanto a indústria da imagem se moderniza e começa a preservar seu passado, continuam dispersas e desorganizadas as informações e a memória sobre a produção audiovisual brasileira. Como saber, por exemplo, em quais filmes Grande Otelo atuou e em quais trabalhou com seu maior parceiro, Oscarito? Quantos longas dirigiu Hector Babenco, cujo trabalho mais recente, “Carandiru”, levou mais de 4,5 milhões de brasileiros aos cinemas? Duas perguntas simples que podem estar sendo feitas, nesse exato momento, por estudantes, produtores ou mesmo por um espectador comum, curioso, que acabou de assistir a um vídeo ou de sair de uma sala de cinema com vontade de saber um pouco mais sobre filmes nacionais.

A ausência de um banco de dados que concentre informações básicas sobre a produção audiovisual no país contribui para a perpetuação da desinformação, cria obstáculos para a reflexão e prejudica a consolidação de uma tradição cinematográfica nacional e, conseqüentemente, da criação de uma indústria.

2. A Proposta

A criação de um serviço para catalogação e pesquisa on-line da produção audiovisual brasileira é urgente e necessária. A implantação do projeto  terá conseqüências diretas em diversos níveis.

Um exemplo do grande potencial deste projeto está na experiência bem sucedida do portal Porta-Curtas, que disponibiliza informações sobre cerca de 1.600 títulos de curtas-metragens produzidos desde a década de 80, e que vem atraindo o interesse pelo público da Internet, como revelam as 50 mil buscas realizadas no portal num período de apenas 10 meses. O Porta-Curtas introduziu, também, ferramentas de exibição e de difusão cultural (ferramentas que serão transpostas para o serviço aqui proposto) e, através de parcerias on-line, está presente em mais de 140 sítios na Internet.

A catalogação on-line do audiovisual brasileiro disseminará informações sobre a produção audiovisual, e permitirá o levantamento de dados mais precisos e centralizadas sobre a produção nacional de cada ano, período ou região. A circulação da informação, neste caso, pode servir como estímulo não apenas ao conhecimento, mas também ao consumo de produtos culturais correlatos. 

O sistema permitirá que um usuário possa reunir e arquivar obras em cinematecas pessoais, dar notas, comentar, ler comentários sobre filmes e programas escolhidos e indicá-los para amigos. Assim, ajudará na divulgação da produção nacional no Brasil e no exterior. 

As ferramentas de pesquisa possibilitarão, ainda, cruzar dados com outras áreas, como, por exemplo, descobrir roteiristas que possuem livros publicados, cenógrafos que pintores ou escultores etc.

Como o cinema reúne técnicos e artistas das mais diferentes áreas (produtores, cineastas, atores, diretores de fotografia, cenógrafos, figurinistas, para citar apenas alguns), a criação do catálogo on-line, com ferramentas de inserção de dados disponíveis a agentes e profissionais do setor, contribuirá para uma maior e mais efetiva atualização no segmento audiovisual.

A produção não jornalística das emissoras de televisão deverá, também, ser incluída no portal Tamanduá Audiovisual. Devido a sua extensão e ao razoável estado de conservação dos arquivos da maioria das redes de televisão, as próprias emissoras poderão disponibilizar os dados sobre sua produção no Portal Tamanduá Audiovisual, sem que haja um apoio financeiro especial. Por isso, decidimos deixar o Módulo de coleta de informações sobre TV para um momento mais adiante, no curso do projeto.

Itens a serem catalogados e disponibilizados na 1ª fase do projeto:
6.000 obras audiovisuais
15.000 profissionais ligados ao setor
300 trailers ou trechos de obras (três minutos) para exibição on-line
240 roteiros ou listas de diálogos completas
2.000 fotos e/ou cartazes
600 sinopses em inglês
300 críticas em inglês
200 críticas publicadas em periódicos estrangeiros.

 

3. Aplicações Práticas e Impacto Sócio-Econômico-Cultural

  • Qualquer pessoa poderá identificar, com rapidez, os filmes em que determinado diretor, diretor de fotografia, diretor de arte, ator, produtor, roteirista e/ou outro profissional participaram.

 

  • Produtores e programadores de televisão poderão selecionar produções audiovisuais e contatar, facilmente, o responsável pelos direitos da obra para firmarem contratos de exibição no Brasil e no exterior, gerando, assim, o pagamento de royalties.
  • Secretários de cultura municipais e estaduais, animadores culturais, empresas de eventos, patrocinadores etc. poderão fazer uso do serviço na elaboração de projetos como mostras, festivais, homenagens e retrospectivas. E consultar críticas e resenhas já publicadas sobre essas obras.

 

  • Um professor terá condições de pesquisar o filme mais adequado para discutir assuntos tratados em sala de aula ou, ainda, organizar atividades extra-classe com exibições em vídeos de filmes ligados ao tema estudado. Esse tipo de  atividade contribui para a formação de platéias futuras para o setor.
  • Um cineasta estreante de Campina Grande, Paraíba, terá facilidade para contatar e convidar um fotógrafo ou engenheiro de som cujo trabalho apreciou, estimulado a circulação nacional de profissionais e a difusão regional de seus saberes e especialidades. 

 4. Contexto

A produção audiovisual brasileira vive um momento especial, devido à reconquista do mercado interno para longas-metragens. O reconhecimento crítico nacional e internacional e a consolidação de uma produção diversificada, criativa e de alta qualidade diz respeito não apenas aos longas de ficção como também aos documentários, aos curtas-metragens e às produções para TV.

Nos últimos dez anos, o número de filmes brasileiros lançados nos cinemas saltou de apenas 2 para, aproximadamente, 30 por ano. O público para esses filmes, que chegou próximo ao grau zero no começo dos anos 1990, atravessou um crescimento excepcional, atingindo a marca de 7,4 milhões de espectadores em 2002, o que representa cerca de 10% do mercado. Para 2003, a expectativa é a de que esse número seja mais do que o dobro do ano anterior, uma vez que só no primeiro semestre mais de 8,8 milhões de espectadores já haviam assistido a filmes nacionais.

Os curtas-metragens, por sua vez, tiveram sua exibição ampliada com a criação de festivais específicos e com a abertura de um novo meio de exposição, o portal www.portacurtas.com.br. Os curtas continuam sendo fonte reveladora de talentos, reconhecidos com a seleção e premiação nos maiores festivais internacionais de cinema.

Paralelamente, começaram a surgir cada vez mais projetos de recuperação de filmes antigos. Produtores, laboratórios e órgãos oficiais têm se envolvido em processos de restauração de negativos e produção de matrizes digitais para lançamentos em DVD. Houve, portanto, o início de um movimento efetivo para a preservação da memória audiovisual brasileira, área que parecia estar condenada à negligência.

Equipe sugerida:

Conselho Editorial (nomes sugeridos)
Hernani Heffner (pesquisador)
Carlos Augusto Khalil (professor e pesquisador)
José Carlos Avellar (crítico)
Luiz Zanin Oricchio (crítico)
Flavio Tambellini (produtor)
Walter Lima Júnior (cineasta)

Por Pedro Butcher e Julio Worcman

CC – http://InstitutoTamandua.org.br

Alguns Direitos Reservados - Consultar