Instituto Tamanduá Synapse Cultural, Oscip
Sistemas Avançados de Catalogação, Pesquisa e Difusão Cultural pró-ativa via Internet

 

Projeto: Portal Catalogação  Artes Cênicas
MONTAGENS  DANÇA DE AUTORIA BRASILEIRA

Por Bibiana Gutierrez de Sá e Julio Worcman
CC - http://institutotamandua.org.br
Alguns Direitos Reservados – Consultar

Elementos a serem catalogados e disponibilizados na 1ª fase do projeto:
3.500 Montagens brasileiras
350 Perfis de Companhias de Dança em atividade
5.000  Profissionais de Dança
100 Manifestações de Dança Folclórica
100  Textos Críticos ou Resenhas
100  Festivais e Mostras de Dança
50 Projetos Sociais de inclusão social através Dança
150 Resumos de Teses, Dissertações, Monografias e Ensaios sobre Dança

  •   500 Fotos
  •      50 Trechos de vídeos de montagens

 

1. O Problema Atual

 

  • Se alguém quiser saber, por exemplo, quais os bailarinos que integraram determinada montagem de uma afamada Companhia de Dança, não consegue;
  • Se um produtor quiser  o nome e o contato do autor daquela trilha sonora excepcional de uma outra montagem muito comentada, terá igualmente dificuldade para encontrar a resposta.

 

  • Buscas rápidas de informação na internet são quase impossíveis, pois há poucas páginas de qualidade sobre o assunto.
  • Como fará um produtor estrangeiro que busca, por exemplo, projetos experimentais para uma feira cultural em Amsterdã?

 

A História da Dança Brasileira está, na sua maior parte, dispersa na memória de espectadores ou fragmentada nos acervos das Companhias (nem sempre duradouras). Quase não há registro virtual da produção artística e da pesquisa em Dança no país. O incipiente material sobre o assunto encontra-se diluído em um labirinto de sites, o que dificulta o acesso e desestimula a busca por dados.

A organização, reunião e disponibilização de informações sobre a produção de Dança no país é uma aspiração da classe. A formação desse banco de dados vem se tornando cada vez mais urgente como comprovam os depoimentos de dois grandes pensadores da Dança Brasileira:

 

“A dança hoje, no Brasil, está inserida num contexto bem maior do que o seu mapa geográfico: ela dialoga, com eloqüência, com as danças do mundo. Entretanto, conhecer nossa dança é ainda uma tarefa árdua nesse país-continente. Qualquer facilitador é de fundamental importância, pois colocaria a dança não apenas conectada com o mundo, mas com seus pares.
Se esse facilitador estiver ligado a uma idéia de rede, levando em consideração produções práticas e teóricas, arte e ciência, palco e universidade, aí todos nós ganharíamos. E a dança brasileira, dança-continente, ficaria um pouco mais próxima de nós mesmos.” 

Roberto Pereira (Diretor do curso de graduação em Dança da UniverCidade – RJ, Crítico de Dança do Jornal do Brasil e curador do Panorama Rio-Arte de Dança Contemporânea)

 

“A dança cênica tem conquistado um espaço inédito no panorama artístico mundial. A dança saiu dos palcos e chegou às universidades, estabelecendo um diálogo profícuo, em que teoria e prática se retroalimentam e se desenvolvem com qualidade. A criação brasileira ocupa hoje um lugar importante nos cenários nacional e internacional. Novos espaços de discussão, novos criadores, novas publicações especializadas, novas mostras e festivais divulgam a dança que é aqui desenvolvida para todos os cantos do Brasil e para o mundo. No entanto, a falta de sistematização de informações referentes à dança brasielira é ainda um problema a ser resolvido. Para críticos, pesquisadores, jornalistas, criadores e curiosos, a existência de um banco de dados confiável e abrangente é uma iniciativa necessária e que será recebida com muito entusiasmo.”

Silvia Soter  (Crítica de Dança do jornal O Globo, curadora do Festival Dança Brasil - CCBB  e professora do Curso de Dança da UniverCidade,)

 

2. Nosso Projeto

O projeto Tamanduá será um divisor de águas na História da Dança Brasileira:

  •  
  • ficará para trás o Brasil “esquecido” acostumado com a idéia de que recuperar registros sobre passado é algo muito difícil e que buscar informações no presente é sempre começar do ponto zero; e
  • chegarem ao Brasil “lembrado” para quem ter memória é, antes de tudo, um ato de soberania, afirmação, respeito, estratégia e inteligência.
  •  
  • Memória é tempo otimizado, sendo crucial para a evolução cultural de um país e para a afirmação de sua identidade. Memória é respeito, pois ao se identificar obras e seus criadores, produções e produtores, pensamentos e pensadores, garante-se a merecida perpetuação do trabalho de quem contribui vigorosamente para o engrandecimento da Cultura Brasileira.

É necessário, portanto, criar a memória sobre a Dança no Brasil para que, no momento adequado, recupere-se o dado se estabeleçam possíveis relações entre informações armazenadas. São muitas as funções desta rede, entre elas pode-se destacar a produção de dados estatísticos, o acompanhamento das informações geográficas, a estruturação e implantação de rede de intercâmbio, a documentação e disseminação de informações e saneamento das dificuldades encontradas para pesquisa e divulgação da Dança.

Inicialmente, o portal fará o levantamento de 1.500 montagens realizadas no país nos últimos 5 anos. Produtores culturais, Companhias de Dança e pesquisadores terão acesso a uma senha para poderem incluir informações sobre espetáculos ainda não incluídos no site e dados sobre novas produções. Assim, haverá uma atualização constante das informações por parte da classe artística, o que garantirá   uma amplitude maior dos dados incluídos.

O sistema permitirá que o usuário assista a trechos de montagens, veja cartazes, programas e fotos. Com isso, professores poderão usar esse material em sala de aula, no ensino médio e superior.

Será possível, através das avançadas ferramentas de busca, formar seqüências de links, que podem iniciar, por exemplo, com a busca por uma determinada Companhia, seguida pelo interesse por um trabalho específico, do qual se conhecerá os profissionais envolvidos; a partir dessa pesquisa, pode-se focar a linguagem do coreógrafo ou a estética do cenógrafo, que, por sua vez, poderá ser investigado em particular, não apenas em sua produção na área de Dança, como em outras áreas da Cultura Nacional, como Teatro, Cinema, Artes Plásticas, Música etc.

Dessa forma, o sistema permitirá, também, que pesquisadores e estudantes de Dança, acompanhem a trajetória de determinada Companhia ou de determinado profissional, possibilitando o surgimento de registros da História da Dança (ainda incipientes no país), como a Dança em São Paulo, a Dança Contemporânea, os grupos Modernos, o Balé Clássico no país etc.

As ferramentas de interatividade – como a seleção e recomendação de espetáculos e a possibilidade de comentar e ler comentários sobre montagens – permitirão uma maior integração da classe artística entre si e com o público em geral. Diretores e produtores, por exemplo, poderão conhecer novos coreógrafos, cenógrafos, figurinistas, bailarinos e músicos.

Elementos a serem catalogados e disponibilizados na 1ª fase do projeto:

    • ntagens brasileiras

350 Perfis de Companhias de Dança em atividade
5.000  Profissionais de Dança
100 Manifestações de Dança Folclórica
100  Textos Críticos ou Resenhas
100  Festivais e Mostras de Dança
50 Projetos Sociais de inclusão social através Dança
150 Resumos de Teses, Dissertações, Monografias e Ensaios sobre Dança
500 Fotos
50 Trechos de vídeos de montagens

 

3. Aplicações práticas e impacto sócio-econômico-cultural

  • Um coreógrafo que queira trabalhar sobre o tema dos 115 da abolição da escravatura no Brasil, poderá buscar informações sobre espetáculos já montados com temas semelhantes. A partir destas informações, terá uma idéia de que profissionais poderão, por exemplo,  fazer o figurino, a trilha e a iluminação de seu trabalho. Em seguida, ele poderá fazer um levantamento de fonogramas,   filmes e curtas-metragens que possam ajudar a compor o espetáculo.

 

  • O secretário de cultura de um pequeno município encontrará, e poderá selecionar e convidar um bailarino de renome e um coreógrafo premiado para dirigirem workshops em sua cidade, onde não há escolas de Dança.
  • Uma espectadora de qualquer parte do País  que assistiu um espetáculo há alguns anos em São Paulo e queira lembrar o nome do espetáculo ou da Companhia, poderá fazer um levantamento das montagens encenadas naquele ano, identificar o nome da Companhia, do diretor e do coreógrafo, e terá a possibilidade de acompanhar a trajetória desse grupo e ficar atenta para novas montagens em sua cidade ou em cidades próximas.

 

  • Um jovem bailarino iniciante, que está prestes a mudar de cidade, poderá localizar Companhias que desenvolvam trabalhos semelhantes à linguagem à qual ele estava ligado, fazer contato e perguntar sobre audições, cursos ou workshops.
  • Uma pesquisadora que queira escrever uma História da Dança Afro-Brasileira, poderá fazer uma busca por tema, por bailarinos, por palavras nas sinopses, e conseguirá levantar uma série de montagens e críticas sobre esses espetáculos, estabelecer contato com produtores, diretores, coreógrafos e bailarinos para recolher depoimentos.

 

  • Um produtor alemão que esteja  organizando uma mostra de Dança Latino-Americana em Berlim terá o site como recurso para atualização sobre a produção brasileira, selecionar grupos e espetáculos para participarem do evento.

 

4. Contexto

A Dança Brasileira vive hoje um “novo contexto”. Estão ocorrendo mudanças significativas no modo como artistas arquitetam suas criações e essas transformações coincidem com o fortalecimento de eventos de Dança no país, com o espaço conquistado na grande mídia (televisiva e impressa) e com o surgimento de novas Instituições Superiores de Ensino que, além da formação de profissionais, vêm incrementando a produção teórica na área.

Percebe-se, portanto, um aumento – nunca antes experimentado – no  número de Companhias, criadores, obras, eventos, publicações, estudos acadêmicos e programas de apoio à Dança.

Atualmente, há, no país, aproximadamente 350 Companhias em atividade que montam uma média 300 espetáculos por ano. Perto de 100 festivais e mostras regulares de Dança estão em atividade. O número de Instituições Superiores de Estudo e Pesquisa ligados à área cresceu para mais de 20, e assistimos ao surgimento de centenas de projetos sociais para inclusão cultural e desenvolvimento da cidadania, a partir da Dança e da expressão corporal.

No entanto, apesar da expansão vivenciada, a organização e a circulação de informações sobre a produção de Dança são ainda bastante restritas.

 

Equipe de Trabalho Sugerida:

Conselho Editorial

Helena Katz
Roberto Pereira
Silvia Soter
Eliana Caminada

Por Bibiana Gutierrez de Sá e Julio Worcman
CC - http://institutotamandua.org.br
Alguuns Direitos Reservados - Consultar